Blog Biológico

Tudo que você precisa saber sobre a sexagem fetal

Você sabia que, atualmente, não é mais necessário aguardar até a 12ª semana de gestação para descobrir o sexo do bebê na ultrassonografia? Com o exame de sexagem fetal, com  semanas completas, já é possível identificar se o bebê é menino ou menina. A seguir, saiba mais sobre ele e como funciona!

O que é o exame de sexagem fetal?

A sexagem fetal é um exame de sangue que identifica o sexo do bebê a partir de fragmentos do DNA. Ele analisa se há presença ou não do cromossomo Y. Se houver, o bebê será menino e, se não houver, será menina. 

Em caso de gestação de gêmeos, a ausência do cromossomo Y indica que a gestação é apenas de meninas. Porém, se houver esse cromossomo, quer dizer que pelo menos um dos bebês é menino, mas não necessariamente os dois. 

Uma das grandes vantagens desse exame é o fato de não ser invasivo.

Qual a assertividade do resultado?

Quando realizado a partir da 8ª semana de gestação, a assertividade do resultado da sexagem fetal se aproxima de 100%. 

Esse resultado pode sofrer interferências em alguns casos bem específicos, como quando a mãe passou por transplante de órgão ou transfusão de sangue, ou ainda em casos de fertilização in vitro.

Qual o preparo para fazer o exame?

O exame de sexagem fetal não requer nenhum tipo de preparo, nem mesmo o jejum. Pelo contrário, é indicado que a mulher esteja bem alimentada e hidratada antes da coleta!

Aqui no Biológico Medicina Diagnóstica, não só fazemos a sexagem fetal quanto vamos até a sua casa, se você preferir! Descubra o sexo do bebê com todo o conforto e comodidade que são tão valiosos durante a gestação. Entre em contato conosco e faça o seu agendamento

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

4 mitos sobre o ultrassom

Quando se trata de diagnóstico médico e avaliação de saúde, o ultrassom é uma ferramenta indispensável e altamente versátil. Esse exame, baseado em ondas sonoras

Ler mais