Blog Biológico

Teste de Paternidade: tudo que você precisa saber

O teste de paternidade, também chamado de teste de DNA, é um exame que tem como objetivo averiguar o grau de parentesco de uma pessoa com seu suposto pai. Para isso, é utilizado o DNA, ou seja, são comparadas as sequências de DNA dos indivíduos envolvidos. A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre esse teste.

Saiba como é feito o teste de paternidade

Existem dois tipos de testes de paternidade: o Duo e o Trio. O primeiro necessita somente de material coletado do filho e do seu suposto pai. Já o teste Trio também coleta material da mãe para análise. 

Em ambos os casos, o exame pode ser feito com amostra de sangue e saliva e não há necessidade de jejum. Apenas se a escolha for pela coleta de saliva, a pessoa não pode ter comido, bebido, fumado, mascado chiclete, escovado os dentes ou usado enxaguante bucal nos 60 minutos anteriores. 

Nível de precisão do teste de paternidade

Por falar no assunto, vamos a uma das informações mais importantes: os resultados positivos do teste de paternidade chegam a ter 99,9% de precisão. Já em caso negativo, descarta-se 100% a possibilidade de aquele indivíduo ser o pai.

O que é necessário para solicitar o teste?

As pessoas envolvidas devem estar com seus documentos de identificação para realizar a coleta: a mãe, o filho e o pai ou seu familiar. 

Para menores de 18 anos, a mãe pode abrir um processo, sendo representada por um advogado, para exigir que o suposto pai faça o teste. Para maiores de 18 anos, a própria pessoa pode abrir o processo, também sendo representada por um advogado.
Aqui no Laboratório Biológico, realizamos o teste de paternidade. Entre em contato conosco e saiba mais detalhes.

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

4 mitos sobre o ultrassom

Quando se trata de diagnóstico médico e avaliação de saúde, o ultrassom é uma ferramenta indispensável e altamente versátil. Esse exame, baseado em ondas sonoras

Ler mais