Blog Biológico

Tentando engravidar? Saiba mais sobre os exames que você deve fazer nesse período

A fase de “tentante” é marcante para toda mulher. A expectativa de engravidar divide espaço com o receio de demorar mais do que o esperado e até mesmo de enfrentar algum problema de saúde. Por isso, é recomendado realizar alguns exames antes da gestação, um check-up geral para garantir que a saúde da mulher esteja em boas condições. Além disso, esse protocolo também ajuda na detecção de doenças que possam ser transmitidas ao bebê durante a gravidez ou parto, para que os médicos saibam como conduzir essa situação de forma adequada.

Confira a seguir quais são os principais exames para as tentantes:

Hemograma completo

Os exames de sangue que compõem o hemograma são importantes para diagnosticar possíveis alterações que tenham o potencial de interferir na gestação que está por vir. Importante ressaltar que o futuro pai também precisa fazer, até para que seja possível identificar se há incompatibilidade sanguínea entre o casal: condição que pode causar a eritroblastose fetal.

Glicemia em jejum

A dosagem de glicemia em jejum da mulher averigua a taxa de glicose no sangue. A partir disso, é possível verificar se existe um risco aumentado de desenvolvimento de diabetes gestacional. Em caso positivo, a futura mãe já pode trabalhar algumas mudanças de hábitos desde antes de engravidar para prevenir a doença que pode provocar parto prematuro, entre outras complicações.

Exames para doenças infecciosas

Algumas doenças infecciosas podem ser transmitidas da mãe para o bebê durante a gestação ou até no momento do parto. Por isso, é importante saber antecipadamente se a mulher tem alguma delas. Nesse sentido, são recomendados exames para diagnóstico de hepatite B, rubéola, toxoplasmose, além de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Dosagem hormonal

Os exames de dosagem hormonal são indicados para verificar se existem alterações na produção de progesterona e estrogênio que possam trazer dificuldades para engravidar e/ou que tenham potencial de interferir de alguma maneira na gestação.

Com os exames em dia, a tentante fica muito mais segura para engravidar, aumentando suas chances de ter uma gestação segura! Portanto, se você está nessa fase, venha fazer seus exames aqui no Laboratório Biológico, ou agende a sua coleta domiciliar!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

4 mitos sobre o ultrassom

Quando se trata de diagnóstico médico e avaliação de saúde, o ultrassom é uma ferramenta indispensável e altamente versátil. Esse exame, baseado em ondas sonoras

Ler mais