Blog Biológico

Saúde do homem: conheça os perfis de exames disponíveis

Enquanto mulheres aderem aos exames de rotina com facilidade e logo pela juventude, homens costumam buscar especialistas somente quando apresentam sintomas. No entanto, não é segredo que realizar exames preventivos é a maneira mais simples e eficaz para evitar o surgimento de doenças ou até mesmo que elas se agravem.  Afinal, o risco de doenças aumenta com o passar dos anos e são esses exames que detectam possíveis problemas logo no início, aumentando as chances de cura.

O check-up deve fazer parte da rotina do homem assim como das crianças e mulheres, independentemente da idade. A saúde masculina possui diferentes necessidades ao longo da vida, portanto os exames variam conforme a faixa etária. 

Você conhece os perfis de exame ideais para cada fase e o que é cada exame que se enquadra em cada um deles? Acompanhe esse conteúdo e saiba mais. 

Perfil de exames do homem

Check-up homem –  até 45 anos: Hemograma, Colesterol Total,HDL, LDL, VLDL, Triglicerídeos, Glicose, Hemoglobina Glicosilada, GGT, TGO, TGP, Proteínas Totais e Frações, Sódio, Potássio, Creatinina, Ureia, PCR, TSH e Urina 1.

Check-up homem – acima de 45 anos: Hemograma, Colesterol Total, HDL, LDL, VLDL, Triglicerídeos, Glicose, Hemoglobina Glicosilada, GGT, TGO, TGP, Proteínas Totais e Frações, Sódio Potássio, Creatinina, Ureia

PCR, TSH, Urina 1, Testosterona Total, Vitamina D, PSAT/LIVRE e Pesq. Sangue oculto.

Check-up homem – melhor idade:

Hemograma, Glicose, Cálcio, TSH, PSAT/LIVRE, Vitamina D, Ureia, Lipidograma, T4L, PTH eCreatinina.

O que cada exame identifica?

Hemograma: esse exame de sangue apresenta a quantidade, tamanho e as atividades dos glóbulos vermelhos (hemácias), dos glóbulos brancos (leucócitos) e das plaquetas. Essas informações permitem identificar anemia, infecções, problemas de coagulação, suspeita de câncer, etc. 

Colesterol Total: esse exame mede a quantidade de colesterol e seus subtipos (LDL, VLDL, HDL) presentes no sangue. Seu objetivo é identificar o risco de entupimento nas artérias e doenças cardiovasculares em decorrência do colesterol. 

Glicose: verifica a quantidade de açúcar no sangue, auxilia no diagnóstico de diabetes.

Cálcio: apresenta a quantidade de cálcio que circula no sangue sendo feito para monitorar e diagnosticar condições relacionadas aos ossos, coração, nervos, rins e dentes. 

TSH: avalia os hormônios produzidos pela tireoide que ajudam a controlar o metabolismo, assim consegue identificar problemas nessa região. 

PSA/LIVRE: avalia uma enzima produzida pelas células da próstata e conforme a quantidade identificada, é possível diagnosticar alterações na próstata. 

Triglicerídeos: são uma forma de gordura e fonte de energia para o corpo. O descontrole do nível dessa substância pode causar graves complicações a longo prazo. 

Vitamina D: é necessário verificar a concentração dessa vitamina, pois ela regula os níveis de fósforo e cálcio no sangue. 

Ureia: a função desse exame é saber se os rins e fígado estão com suas funções preservadas.

Hemoglobina Glicosilada: esse exame auxilia na investigação da diabetes, pois mede o índice glicêmico no organismo, ou seja, os níveis de açúcar. 

Lipidograma: realizado para identificar irregularidades nos lipídios, que podem influenciar no surgimento de doenças cardiovasculares. 

GGT: é solicitado para checar se há presença de problemas no fígado ou obstrução biliar.

TGO/TGP: ambos são transaminases, enzimas que podem ser dosadas no sangue e são reflexo do funcionamento do fígado, consequentemente se os níveis não estiverem regulados, há problema de saúde. 

PHT: avalia o funcionamento das glândulas paratireoides que produzem o paratormônio. Seu mau funcionamento pode ocasionar problemas graves se não tratados.

Creatinina: essa substância é produzida pelos músculos e eliminada pelos rins. O exame analisa o funcionamento dos rins, já que se os níveis estiverem elevados pode significar que os rins não as estão eliminando. 

Proteínas Totais e Frações: são medidas as quantidades de proteínas no sangue, permitindo avaliar diversas funções do corpo. 

Sódio: avalia os níveis de sódio concentrados no organismo, auxiliando na identificação de desequilíbrio de outras substâncias. 

Potássio: apresenta os níveis de potássio no organismo que se faz essencial para funcionamento do sistema nervoso, muscular, cardíaco e equilíbrio de pH do sangue. 

PCR: identifica se há um processo inflamatório ou infeccioso no corpo através da análise da proteína C reativa (PCR).

Urina 1:  esse exame de urina fornece dados importantes sobre a condição renal dos pacientes. 

Testosterona Total: detecta níveis anormais de testosterona do paciente, que influenciam diretamente em problemas de infertilidade, por exemplo.

Pesquisa Sangue Oculto: esse exame de fezes identifica se há pequenas quantidade de sangue presente, o que pode ser um sinal de úlcera, colite ou até mesmo câncer. 

Entre em contato com seu médico e solicite um check-up. Aqui no Laboratório Biológico, você, homem, encontra os perfis de exames ideais para cada fase da sua vida. 

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

4 mitos sobre o ultrassom

Quando se trata de diagnóstico médico e avaliação de saúde, o ultrassom é uma ferramenta indispensável e altamente versátil. Esse exame, baseado em ondas sonoras

Ler mais