Blog Biológico

Saúde do homem: conheça os perfis de exames disponíveis

Enquanto mulheres aderem aos exames de rotina com facilidade e logo pela juventude, homens costumam buscar especialistas somente quando apresentam sintomas. No entanto, não é segredo que realizar exames preventivos é a maneira mais simples e eficaz para evitar o surgimento de doenças ou até mesmo que elas se agravem.  Afinal, o risco de doenças aumenta com o passar dos anos e são esses exames que detectam possíveis problemas logo no início, aumentando as chances de cura.

O check-up deve fazer parte da rotina do homem assim como das crianças e mulheres, independentemente da idade. A saúde masculina possui diferentes necessidades ao longo da vida, portanto os exames variam conforme a faixa etária. 

Você conhece os perfis de exame ideais para cada fase e o que é cada exame que se enquadra em cada um deles? Acompanhe esse conteúdo e saiba mais. 

Perfil de exames do homem

Check-up homem –  até 45 anos: Hemograma, Colesterol Total,HDL, LDL, VLDL, Triglicerídeos, Glicose, Hemoglobina Glicosilada, GGT, TGO, TGP, Proteínas Totais e Frações, Sódio, Potássio, Creatinina, Ureia, PCR, TSH e Urina 1.

Check-up homem – acima de 45 anos: Hemograma, Colesterol Total, HDL, LDL, VLDL, Triglicerídeos, Glicose, Hemoglobina Glicosilada, GGT, TGO, TGP, Proteínas Totais e Frações, Sódio Potássio, Creatinina, Ureia

PCR, TSH, Urina 1, Testosterona Total, Vitamina D, PSAT/LIVRE e Pesq. Sangue oculto.

Check-up homem – melhor idade:

Hemograma, Glicose, Cálcio, TSH, PSAT/LIVRE, Vitamina D, Ureia, Lipidograma, T4L, PTH eCreatinina.

O que cada exame identifica?

Hemograma: esse exame de sangue apresenta a quantidade, tamanho e as atividades dos glóbulos vermelhos (hemácias), dos glóbulos brancos (leucócitos) e das plaquetas. Essas informações permitem identificar anemia, infecções, problemas de coagulação, suspeita de câncer, etc. 

Colesterol Total: esse exame mede a quantidade de colesterol e seus subtipos (LDL, VLDL, HDL) presentes no sangue. Seu objetivo é identificar o risco de entupimento nas artérias e doenças cardiovasculares em decorrência do colesterol. 

Glicose: verifica a quantidade de açúcar no sangue, auxilia no diagnóstico de diabetes.

Cálcio: apresenta a quantidade de cálcio que circula no sangue sendo feito para monitorar e diagnosticar condições relacionadas aos ossos, coração, nervos, rins e dentes. 

TSH: avalia os hormônios produzidos pela tireoide que ajudam a controlar o metabolismo, assim consegue identificar problemas nessa região. 

PSA/LIVRE: avalia uma enzima produzida pelas células da próstata e conforme a quantidade identificada, é possível diagnosticar alterações na próstata. 

Triglicerídeos: são uma forma de gordura e fonte de energia para o corpo. O descontrole do nível dessa substância pode causar graves complicações a longo prazo. 

Vitamina D: é necessário verificar a concentração dessa vitamina, pois ela regula os níveis de fósforo e cálcio no sangue. 

Ureia: a função desse exame é saber se os rins e fígado estão com suas funções preservadas.

Hemoglobina Glicosilada: esse exame auxilia na investigação da diabetes, pois mede o índice glicêmico no organismo, ou seja, os níveis de açúcar. 

Lipidograma: realizado para identificar irregularidades nos lipídios, que podem influenciar no surgimento de doenças cardiovasculares. 

GGT: é solicitado para checar se há presença de problemas no fígado ou obstrução biliar.

TGO/TGP: ambos são transaminases, enzimas que podem ser dosadas no sangue e são reflexo do funcionamento do fígado, consequentemente se os níveis não estiverem regulados, há problema de saúde. 

PHT: avalia o funcionamento das glândulas paratireoides que produzem o paratormônio. Seu mau funcionamento pode ocasionar problemas graves se não tratados.

Creatinina: essa substância é produzida pelos músculos e eliminada pelos rins. O exame analisa o funcionamento dos rins, já que se os níveis estiverem elevados pode significar que os rins não as estão eliminando. 

Proteínas Totais e Frações: são medidas as quantidades de proteínas no sangue, permitindo avaliar diversas funções do corpo. 

Sódio: avalia os níveis de sódio concentrados no organismo, auxiliando na identificação de desequilíbrio de outras substâncias. 

Potássio: apresenta os níveis de potássio no organismo que se faz essencial para funcionamento do sistema nervoso, muscular, cardíaco e equilíbrio de pH do sangue. 

PCR: identifica se há um processo inflamatório ou infeccioso no corpo através da análise da proteína C reativa (PCR).

Urina 1:  esse exame de urina fornece dados importantes sobre a condição renal dos pacientes. 

Testosterona Total: detecta níveis anormais de testosterona do paciente, que influenciam diretamente em problemas de infertilidade, por exemplo.

Pesquisa Sangue Oculto: esse exame de fezes identifica se há pequenas quantidade de sangue presente, o que pode ser um sinal de úlcera, colite ou até mesmo câncer. 

Entre em contato com seu médico e solicite um check-up. Aqui no Laboratório Biológico, você, homem, encontra os perfis de exames ideais para cada fase da sua vida. 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados