Blog Biológico

Saiba tudo sobre o novo teste de Anticorpos Neutralizantes

Diante do agravamento da pandemia do Covid-19, a ciência tem se dedicado ainda mais na busca de soluções cada vez mais tecnológicas e eficientes para a detecção do vírus ativo e também dos anticorpos no organismo da população. O teste de Anticorpos Neutralizantes é o mais novo exame desenvolvido no Brasil e aprovado pelos órgãos reguladores, com o objetivo de detectar a presença de anticorpos do Coronavírus em pessoas que realizarem o procedimento. Confira essa matéria e saiba tudo sobre ele.

O que é o novo teste?

 É um teste sorológico que pesquisa se o indivíduo apresenta anticorpos capazes de impedir a entrada do novo Coronavírus na célula humana, evitando assim a replicação viral e o adoecimento.  A produção deste tipo de anticorpos pode ocorrer após infecção natural pelo SARS-CoV-2 ou após a vacinação contra a COVID-19.

Como é realizado o exame?

Diferente do swab nasal (RT-PCR) e do exame que coleta amostra a partir de saliva, o teste de Anticorpos Neutralizantes é um teste sorológico, portanto, o exame é realizado a partir de uma amostra de sangue coletada em laboratório.

A análise é realizada através de um reagente que imita a estrutura do receptor que o vírus utiliza para se conectar a célula do corpo humano. Ele é adicionado no material coletado e busca a presença de anticorpos capazes de bloquear esse receptor. 

Para quem e em que momento o teste é indicado?

A principal indicação dos testes sorológicos é para a investigação de pessoas que acreditam já ter tido COVID-19 ou exposição ao vírus SARS-CoV-2 há mais de 14 dias, mas por algum motivo não puderam realizar os testes da pesquisa do vírus por RT-PCR ou antígeno.

Também é indicado para os que tiveram a pesquisa negativa, mas que mesmo assim persistiram com esta suspeita. Ainda não existem estudos e nem experiência prática suficiente para indicar estes testes para avaliação de proteção contra uma nova infecção ou contra doença grave. Teoricamente, espera-se que os anticorpos neutralizantes se aproximem melhor de um correlato de proteção, mas ainda são necessários mais dados para que seja possível afirmar isso.

Atente-se aos primeiros sintomas do Coronavírus, e em caso de suspeita ou contato com uma pessoa infectada, faça o isolamento social.

 Onde realizar o teste de Anticorpos Neutralizantes?

O Laboratório Biológico disponibiliza o Teste de Anticorpos Neutralizantes em todas as suas unidades de Jundiaí e Várzea Paulista. Está disponível também as coletas em modo drive-thru e a domicílio/empresarial, onde o exame é realizado com comodidade e segurança no conforto do seu lar ou no local de seu trabalho. 

A coleta deve ser agendada previamente através do aplicativo OnLife, que é feito 100% online pelo seu celular, ou através de um dos telefones de contato: (11) 4583-7070 e (11) 99610-7993.

Laboratório Biológico, 40 anos coletando histórias.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados