Blog Biológico

Mitos e verdades sobre o preparo para exames de sangue

Você certamente já ouviu falar que antes de fazer qualquer exame de sangue é preciso fazer 12 horas de jejum, incluindo água. Ou então, que as mulheres devem evitar fazer a coleta durante o período menstrual. Mas o que é mito ou verdade? Qual é a forma correta de fazer o preparo para exames de sangue e o que precisa ser levado em consideração? Descubra a seguir!

O jejum é sempre necessário: MITO

Esse é, provavelmente, o mito mais comum quando falamos em coleta de sangue para exame. Muita gente acredita que sempre precisa ficar de jejum prolongado, mas isso não é verdade. Aliás, a maioria dos exames não exige que o paciente fique horas sem comer.

Entre os exames de rotina mais solicitados pelos médicos, os que precisam de jejum são o de glicemia e triglicerídeos. Porém, coletas para hemograma, BHCG, vitamina D, exames de tireoide e outros podem ser feitos sem esse requisito. 

Por isso, sempre informe-se antes sobre os exames que você precisa fazer e evite um jejum desnecessário. 

O período menstrual pode interferir no resultado: VERDADE

Durante o período menstrual, a dosagem de alguns hormônios sofre alterações. E isso pode interferir nos resultados do exame de sangue, mostrando um indicador que não necessariamente é “real”. Isso não significa que a mulher não possa fazer a coleta estando menstruada, no entanto, se for o caso, é preciso comunicar o médico.

Não é recomendado ter relações sexuais no dia anterior ao exame: MITO

Exceto para homens que vão fazer o exame de espermograma ou PSA, não existe qualquer restrição quanto às atividades sexuais antes da coleta.

Exercício físico pode interferir no resultado: VERDADE

Se você pratica exercícios físicos de intensidade alta, a glicose no sangue cai drasticamente e aumentam os níveis de algumas substâncias, como ácido lático e creatinofosfoquinase. Por isso, a melhor opção é fazer a sua coleta antes de se exercitar.

Não é recomendado fazer exames de imagem antes da coleta: DEPENDE

Alguns exames de diagnóstico por imagem são realizados mediante aplicação de contraste. Nesse caso, a substância realmente pode interferir nos resultados do exame de sangue. Por isso, se você for fazer um exame com contraste, o ideal é fazer a coleta do sangue antes ou esperar pelo menos 72 horas.

Você tem outras dúvidas sobre o preparo para exame de sangue? Entre em contato com a equipe do Biológico!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

4 mitos sobre o ultrassom

Quando se trata de diagnóstico médico e avaliação de saúde, o ultrassom é uma ferramenta indispensável e altamente versátil. Esse exame, baseado em ondas sonoras

Ler mais