Blog Biológico

Importância do perfil nutrigenético

Você já percebeu que algumas pessoas – talvez até você mesmo – parecem ter uma tendência maior ao ganho de peso? Ou ainda, já notou que pessoas que seguem exatamente a mesma rotina alimentar não necessariamente obtêm os mesmos resultados? Isso acontece porque cada organismo reage de uma forma diferente aos comportamentos individuais, incluindo a alimentação. O perfil nutrigenético é um exame completo que ajuda a entender de que forma o organismo daquele indivíduo responde aos alimentos. Saiba mais sobre o assunto e a importância desse tipo de perfil.

Qual a importância do perfil nutrigenético?

O perfil nutrigenético traça um panorama completo sobre como o organismo reage à alimentação com base em suas características genéticas. Ou seja, de que forma os alimentos ingeridos são capazes de modificar a expressão dos genes, provocando mudanças fenotípicas (relacionadas à aparência, como o emagrecimento, por exemplo) e alterações de saúde.

Por meio do mapeamento feito nesse perfil, é possível identificar uma série de condições importantes na adoção de um estilo de vida efetivamente saudável, como por exemplo:

  • A predisposição do indivíduo a desenvolver doenças crônicas associadas à alimentação, tais como a obesidade, diabetes, dislipidemias, hipertensão arterial e outras;
  • Possíveis intolerâncias alimentares que o indivíduo tenha;
  • As necessidades nutricionais do indivíduo de acordo com o seu DNA;
  • Os tipos de alimentos mais adequados para atingir os objetivos desejados pelo indivíduo;
  • A sua tendência esportiva, ou seja, o tipo de exercício físico para o qual esse indivíduo tem maior aptidão e, por consequência, um desempenho melhor.

Ou seja, com o perfil nutrigenético em mãos, o nutricionista e médico que acompanham o paciente conseguem elaborar uma prescrição dietética capaz de prevenir doenças para as quais ele seja geneticamente predisposto. Além disso, também podem orientar uma rotina alimentar que seja mais eficiente para que a pessoa atinja os objetivos, como emagrecimento e ganho de massa muscular, por exemplo.

Esse tipo de exame permite que a pessoa tenha um entendimento muito mais amplo em relação ao seu organismo, sua saúde e suas necessidades nutricionais. É o ponto de partida para adotar uma alimentação que seja realmente eficaz para ela e não apenas seguindo aquilo que todos fazem e que, talvez, não lhe trouxesse resultados positivos.

Quer saber mais sobre o perfil nutrigenético e garantir o seu? Entre em contato conosco!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

4 mitos sobre o ultrassom

Quando se trata de diagnóstico médico e avaliação de saúde, o ultrassom é uma ferramenta indispensável e altamente versátil. Esse exame, baseado em ondas sonoras

Ler mais