Blog Biológico

Dicas para a hora de levar a criança fazer exame de sangue

Ninguém realmente gosta de tirar sangue e, para algumas crianças, pode ser uma experiência assustadora.

A quantidade de informação que pode ser obtida de uma pequena quantidade de sangue é verdadeiramente surpreendente. Essas informações podem literalmente fazer a diferença entre a vida e a morte. 

O primeiro passo para tornar as coletas de sangue mais suportáveis ​​para seu filho é se colocar no lugar dele. O grau de medo da agulha em uma criança muda em diferentes estágios de desenvolvimento. E o medo de cada criança é afetado por suas experiências anteriores. 

Os pais, não apenas têm poder sobre os próprios cuidados médicos, mas também sobre os de seus filhos. Há várias atitudes que podem ser feitas para tornar a experiência melhor para os pequenos, entre elas:

1. Encontre um laboratório com experiência para crianças

O fator mais importante a considerar neste processo é o local onde você fará a coleta de sangue do seu filho. Quanto mais habilidosa a pessoa for tirar sangue de crianças pequenas, menos provável será que elas sejam cutucadas várias vezes. Além disso, essas pessoas têm experiência em lidar com crianças que gritam, chutam e se contorcem.

O outro fator importante ao escolher um laboratório com experiência para crianças, é que cada detalhe, desde a decoração até os brinquedos e os móveis, é intencionalmente voltado para as crianças. 

Aqui no Biológico, além de termos salas especiais para crianças, contamos com o Certificado Coragem. Onde no final da coleta, o pequenino ou pequenina recebem o certificado como forma de recompensar o bom comportamento.

2. Acalme-se

Seu filho internaliza suas emoções, então se acalme.  Se você estiver ansioso, ele também ficará. Se você estiver calmo, ele ficará tranquilo também. A calma genuína de sua parte dá a seu filho a segurança emocional de que tudo vai realmente ficar bem. 

3. Treine com bonecos

A brincadeira é uma ótima forma de ajudar a criança a expressar seus sentimentos e, consequentemente, aprender a lidar com seus medos. Reproduza o momento do exame em casa com um boneco e mostre como é o passo a passo de um jeito simples e divertido.

4. Fale sobre o torniquete

O torniquete é aquele pedaço grosso de borracha que fica amarrado com tanta força em volta do seu braço que parece que ninguém vai tirar sangue porque seu braço vai cair. Este procedimento parece inofensivo para um adulto porque nenhuma agulha está envolvida, mas pode ser assustador para uma criança. Todos parecem contar ao filho sobre a “picada” da agulha, mas esquecem de falar do torniquete. O torniquete dói e é desconfortável. Às vezes, a dor do torniquete é pior do que a pequena cutucada da agulha.

Recomendamos conversar sobre o torniquete com seu filho com antecedência. Tente encontrar uma forma criativa de descrever o equipamento, fazendo o parecer atraente.

5. Fale a verdade

Enganar seu filho ou dizer que não sabe como será o exame só vai fazer com que ele fique mais angustiado. Pode até quebrar o laço de confiança entre vocês, principalmente se ele for mais velho e tiver um entendimento maior sobre tudo. Um ou dois dias antes, diga exatamente o que vai acontecer, dê detalhes conforme ele for perguntando, avise que vai doer um pouco e que passará rápido. Só evite falar muito tempo antes, pois isso pode gerar mais ansiedade.

6. Segure seu filho durante o procedimento

Seu filho se sentirá muito mais seguro em seu colo do que sentado em uma cadeira fria olhando para você. Além disso, você pode segurá-lo de forma que minimize o movimento se ele decidir se contorcer.

7. O choro faz parte

A criança vai chorar, e o choro faz parte. Não reprima nem deixe ela mais ansiosa. O indicado é agir com naturalidade e passar segurança, diga palavras de conforto e carinho.

8. Planeje um evento super divertido imediatamente após a coleta

Quando tudo acabar, diga a seu filho que você está orgulhoso dele. Passar por esse tipo de experiência é heróico – não importa como ele ou ela agiu durante a coleta. E ao sair do laboratório, leve-o para tomar um sorvete, comer sua comida favorita ou dê um brinquedo novo.

Esperamos que com essas dicas o momento da coleta seja mais tranquilo para seus filhos. Compartilhe com os amigos e familiares!

E se precisarem de um Laboratório com qualidade e excelência no atendimento aos pequeninos, entrem em contato conosco. Laboratório Biológico, nosso cuidado é por você!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

AGENDAR EXAMES

Escolha como você gostaria de agendar: