Blog Biológico

Atendimento Inclusivo: conheça a Unidade Segre

 Pensando em contribuir com essa comunidade que é tão grande no nosso país, e que também está presente em Jundiaí, nossa Unidade Segre conta com atendimento inclusivo para os surdos

O Censo 2010, último realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatou que existem cerca de 10 milhões de surdos no Brasil. Desses 10 milhões de pessoas, 2,7 milhões são diagnosticadas com surdez profunda, que consiste na total ausência de audição.

Os especialistas no campo da surdez mencionam que o aumento de pessoas surdas é decorrente da maior expectativa de vida. Outro fator que interfere no aumento desse número, é que cada vez mais as pessoas estão utilizando dispositivos eletrônicos e fazendo o uso incorreto e frequente de fones de ouvido em volumes altos.

A constante exposição a ruídos no ambiente de trabalho também é outra preocupação, sendo que as áreas de maior risco é a construção civil e determinadas indústrias. Para evitar que os funcionários tenham problemas auditivos, é preciso que as empresas ofereçam os equipamentos de proteção individual adequados.

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

A Língua Brasileira de Sinais, conhecida por Libras, é usada por milhões de brasileiros surdos e ouvintes. A criação de políticas de inclusão para a comunidade surda fez com que, em 2002, a Libras fosse reconhecida como língua oficial.⠀

Foi através do professor francês Ernest Huet que a Língua de Sinais Francesa foi trazida para o Brasil, por volta de 1855, e foi por meio dela que se estabeleceram as bases para a formulação de uma língua de sinais própria do Brasil. A Libras foi criada a partir da junção de sinais que já eram utilizados no Brasil, e da Língua de Sinais Francesa.

A Libras é classificada como língua por conta da sua organização gramatical própria. As suas estruturas frasais, por exemplo, não obedecem à estrutura da língua portuguesa. Construções das frases em Libras são mais objetivas e flexíveis, por exemplo, a frase “Eu vou ao cinema hoje logo mais à noite”, em Libras pode ser transmitida como “Eu-cinema-hoje-noite” ou “Hoje-noite-cinema”.

Outro ponto importante é que, na Libras, cada palavra possui um sinal próprio e, quando ainda não há um sinal, podemos identificá-la com ajuda da datilologia, ou seja, com a soletração por meio do alfabeto em Libras.

A importância da comunicação em LIBRAS na vida das pessoas surdas

A utilização da Língua Brasileira de Sinais é uma forma de garantir a preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas, além de contribuir para a valorização e reconhecimento da cultura que, por muito tempo, foi invisibilizada pela cultura ouvinte.

A comunicação através da Libras, proporciona uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes. Além de facilitar a comunicação entre os surdos, que passam a se compreender como uma comunidade que tem características comuns e que devem ser reconhecidas como tal, praticando assim, a verdadeira inclusão social.

Atendimento Inclusivo Biológico – Unidade Segre

Diversas pessoas acreditam que todos os surdos conseguem realizar leitura labial, o que é um erro. Não são todos que conhecem a língua oral, no caso o português, da mesma maneira que pessoas ouvintes. A acessibilidade é um desafio, pois a comunidade surda em nosso país ainda encontra dificuldades para realizar tarefas cotidianas e um dos maiores empecilhos é a falta de conhecimento e intérpretes.

Por isso, pensando em contribuir com essa comunidade que é tão grande no nosso país, e que também está presente em Jundiaí, nossa Unidade Segre conta com atendimento inclusivo para os surdos, com profissionais capacitadas e aptas para se comunicar através da LIBRAS. A comunicação através da Libras, proporciona uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes. Além de  facilitar a comunicação entre os surdos, que passam a se compreender como uma comunidade que tem características comuns e que devem ser reconhecidas como tal, praticando assim, a verdadeira inclusão social.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

AGENDAR EXAMES

Escolha como você gostaria de agendar: