Blog Biológico

Abril Azul: Mitos e verdades sobre o TEA

O mês de abril é dedicado à conscientização sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Durante esse período, as reflexões a respeito da inclusão e do diagnóstico precoce são reforçadas. Infelizmente, a falta de informação e conhecimento ainda é um grande problema relacionado a esse assunto. Por isso, a seguir, desvendamos os principais mitos e verdades sobre esse transtorno.

Todas as pessoas com TEA são iguais: MITO

O termo “espectro” é utilizado justamente para indicar que existe uma infinidade de formas por meio das quais o autismo pode se manifestar. Assim, nenhuma pessoa é igual à outra, por mais que tenham o mesmo diagnóstico. Por isso é tão importante que a intervenção seja individualizada, levando em conta as características de cada um.

TEA é mais prevalente em meninos: VERDADE

Os estudos apontam que o TEA é diagnosticado em uma proporção de quatro meninos para cada uma menina, aproximadamente. Embora esse número possa variar de um local para outro, em linhas gerais, há um número maior de meninos com autismo do que meninas. No entanto, aqui vale ressaltar: meninas também podem ter esse diagnóstico, mesmo que a probabilidade seja menor. Portanto, essa possibilidade não deve ser ignorada.

Vacinas causam TEA: MITO

Não existe qualquer evidência de que vacinas sejam capazes de provocar TEA. Na verdade, o autismo é uma condição atípica de neurodesenvolvimento com a qual a pessoa já nasce. O que ocorre é que, algumas vezes, ela demora a ser diagnosticada.

O diagnóstico precoce é imprescindível: VERDADE

Quando antes o TEA é diagnosticado, antes é possível iniciar uma intervenção assertiva, que estimule as habilidades comportamentais nas quais a criança apresenta um déficit. Com isso, ela pode conquistar a sua autonomia e qualidade de vida!

Pessoas com TEA são insensíveis e não gostam de receber carinho: MITO

Um dos sinais de autismo é uma possível dificuldade de comunicação e interação social. No entanto, isso não significa que a pessoa não tenha sentimentos de afeto, elas apenas não os demonstram de forma típica.

Com conhecimento, podemos construir a cada dia uma sociedade mais inclusiva!

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

4 mitos sobre o ultrassom

Quando se trata de diagnóstico médico e avaliação de saúde, o ultrassom é uma ferramenta indispensável e altamente versátil. Esse exame, baseado em ondas sonoras

Ler mais