Blog Biológico

8 dicas para as mães cuidarem de sua saúde mental durante a pandemia

Desde o início da pandemia em meados de março de 2020, a rotina de mães e crianças têm sido impactadas por conta das creches e escolas que tiveram que suspender suas aulas. Estar em casa não mais se limita a ter momentos de lazer, cuidar dos pequenos e do lar, é necessário se adaptar a uma nova rotina de conciliação também de home-office e aulas online, um grande desafio que têm causado exaustão e influenciado na saúde mental dessas mães, as transformando muitas vezes em mulheres cansadas, estressadas e desmotivadas.

Tão importante quanto as medidas de prevenção ao novo coronavírus, manter a saúde mental em ordem para lidar com o novo mundo que a pandemia originou é fundamental, não somente para conseguir continuar realizando as tarefas diárias desse novo sistema, mas para que a mente não passe a dar sinais de deficiência na saúde do corpo, resultando em problemas físicos mais graves. 

Em muitos casos, as tarefas diárias triplicaram para as mulheres que se mantiveram em casa e a frase “preciso que dar conta” se transformou em um árduo mantra. Por isso, é de extrema importância que as mães não assumam o papel de Mulher Maravilha, que deleguem tarefas e peçam ajuda sempre possível e necessário. 

Entender que a saúde mental reflete diretamente na qualidade de vida é essencial para buscar meios de amenizar uma rotina estressante. Incluir no dia a dia alguns cuidados consigo mesma podem fazer a diferença, veja abaixo.⠀

Alimente seu corpo de maneira saudável

Nutrir-se de alimentos saudáveis está diretamente ligado a como o corpo funciona. Uma dieta balanceada e saudável equilibra as funções do organismo, mantém a imunidade em alta e proporciona maior energia para o corpo durante o dia.

Mova seu corpo

Separe um momento do dia para realizar exercícios físicos. É comprovado que a realização de atividades físicas influencia na liberação e absorção de substâncias no cérebro, como a endorfina, que são responsáveis pelas sensações de bem-estar. Ou seja, exercícios físicos, independente da categoria, estão ligados diretamente a qualidade de vida. 

Medite e/ou faça exercícios de respiração

Adotar uma rotina de meditação e de exercícios de respiração é benéfico para a saúde mental. Estudos comprovam que a respiração profunda ajuda a acalmar o emocional e o corpo, já que ele entende o ato de respirar fundo e libera substâncias calmantes, relaxa os músculos e desacelera os batimentos cardíacos. Essa é uma técnica que pode ser atrelada à prática de meditação, conhecida por auxiliar na sensação de paz interna. 

Meditar e respirar corretamente ajuda a prevenir doenças, reduz o estresse e pode ser uma ferramente para lidar com a depressão.

Abuse do Skincare

Cuidar do corpo também é cuidar da saúde mental. Uma simples atividade de realizar um skincare, por exemplo, pode se transformar em um ritual de autocuidado e promover momentos de tranquilidade e paz.

Leia um livro novo

A leitura é uma forma de se desconectar com a realidade por alguns momentos e liberar a mente do estresse diário. Um bom jeito de iniciar uma nova leitura e estimular essa prática diária é estipulando curtos períodos, cerca de dez a quinze minutos por dia. 

Evite o excesso de informações

As mídias estão sobrecarregadas de notícias do país e do mundo sobre o momento atual. Portanto, limite-se a ler ou assistir ao noticiário apenas uma vez ao dia, dessa maneira as informações não ficarão ecoando na mente durante um longo período e será mais fácil de assimilá-las. 

Não se afaste de amigos e familiares

Apesar de ainda ser necessário o distanciamento, nesse momento é importante criar uma relação de apoio ainda maior com seu ciclo social. O contato pode ser mantido através das mídias sociais e dos meios de comunicação online. 

Torne o sono uma prioridade

Estabeleça uma rotina relaxante antes de dormir, desligue os eletrônicos, tome um banho quente, vista seu pijama e escureça as luzes. É fato que uma boa noite de sono influencia positivamente na saúde mental.

Apesar desses cuidados, se estiver sentindo oscilações de humor constantes, não exite e busque ajuda profissional. Olhar com cuidado para você mesma durante esse período de quarentena não é egoísmo, é um ato necessário de amor-próprio! 

Laboratório Biológico, 40 anos coletando histórias

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados