Blog Biológico

8 dicas para as mães cuidarem de sua saúde mental durante a pandemia

Desde o início da pandemia em meados de março de 2020, a rotina de mães e crianças têm sido impactadas por conta das creches e escolas que tiveram que suspender suas aulas. Estar em casa não mais se limita a ter momentos de lazer, cuidar dos pequenos e do lar, é necessário se adaptar a uma nova rotina de conciliação também de home-office e aulas online, um grande desafio que têm causado exaustão e influenciado na saúde mental dessas mães, as transformando muitas vezes em mulheres cansadas, estressadas e desmotivadas.

Tão importante quanto as medidas de prevenção ao novo coronavírus, manter a saúde mental em ordem para lidar com o novo mundo que a pandemia originou é fundamental, não somente para conseguir continuar realizando as tarefas diárias desse novo sistema, mas para que a mente não passe a dar sinais de deficiência na saúde do corpo, resultando em problemas físicos mais graves. 

Em muitos casos, as tarefas diárias triplicaram para as mulheres que se mantiveram em casa e a frase “preciso que dar conta” se transformou em um árduo mantra. Por isso, é de extrema importância que as mães não assumam o papel de Mulher Maravilha, que deleguem tarefas e peçam ajuda sempre possível e necessário. 

Entender que a saúde mental reflete diretamente na qualidade de vida é essencial para buscar meios de amenizar uma rotina estressante. Incluir no dia a dia alguns cuidados consigo mesma podem fazer a diferença, veja abaixo.⠀

Alimente seu corpo de maneira saudável

Nutrir-se de alimentos saudáveis está diretamente ligado a como o corpo funciona. Uma dieta balanceada e saudável equilibra as funções do organismo, mantém a imunidade em alta e proporciona maior energia para o corpo durante o dia.

Mova seu corpo

Separe um momento do dia para realizar exercícios físicos. É comprovado que a realização de atividades físicas influencia na liberação e absorção de substâncias no cérebro, como a endorfina, que são responsáveis pelas sensações de bem-estar. Ou seja, exercícios físicos, independente da categoria, estão ligados diretamente a qualidade de vida. 

Medite e/ou faça exercícios de respiração

Adotar uma rotina de meditação e de exercícios de respiração é benéfico para a saúde mental. Estudos comprovam que a respiração profunda ajuda a acalmar o emocional e o corpo, já que ele entende o ato de respirar fundo e libera substâncias calmantes, relaxa os músculos e desacelera os batimentos cardíacos. Essa é uma técnica que pode ser atrelada à prática de meditação, conhecida por auxiliar na sensação de paz interna. 

Meditar e respirar corretamente ajuda a prevenir doenças, reduz o estresse e pode ser uma ferramente para lidar com a depressão.

Abuse do Skincare

Cuidar do corpo também é cuidar da saúde mental. Uma simples atividade de realizar um skincare, por exemplo, pode se transformar em um ritual de autocuidado e promover momentos de tranquilidade e paz.

Leia um livro novo

A leitura é uma forma de se desconectar com a realidade por alguns momentos e liberar a mente do estresse diário. Um bom jeito de iniciar uma nova leitura e estimular essa prática diária é estipulando curtos períodos, cerca de dez a quinze minutos por dia. 

Evite o excesso de informações

As mídias estão sobrecarregadas de notícias do país e do mundo sobre o momento atual. Portanto, limite-se a ler ou assistir ao noticiário apenas uma vez ao dia, dessa maneira as informações não ficarão ecoando na mente durante um longo período e será mais fácil de assimilá-las. 

Não se afaste de amigos e familiares

Apesar de ainda ser necessário o distanciamento, nesse momento é importante criar uma relação de apoio ainda maior com seu ciclo social. O contato pode ser mantido através das mídias sociais e dos meios de comunicação online. 

Torne o sono uma prioridade

Estabeleça uma rotina relaxante antes de dormir, desligue os eletrônicos, tome um banho quente, vista seu pijama e escureça as luzes. É fato que uma boa noite de sono influencia positivamente na saúde mental.

Apesar desses cuidados, se estiver sentindo oscilações de humor constantes, não exite e busque ajuda profissional. Olhar com cuidado para você mesma durante esse período de quarentena não é egoísmo, é um ato necessário de amor-próprio! 

Laboratório Biológico, 40 anos coletando histórias

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

AGENDAR EXAMES

Escolha como você gostaria de agendar: