Blog Biológico

10 dicas de como se proteger do novo coronavírus na academia

Está pensando em voltar a praticar exercícios na academia? Confira as 10 dicas de como se proteger do novo coronavírus

Praticar atividades físicas é cientificamente comprovado umas das melhores formas de fortalecer o organismo, além de reforçar ainda mais a imunidade. Porém, como estamos vivendo uma pandemia, é preciso ter alguns cuidados especiais quando os exercícios forem realizados em uma academia.

É bom ressaltar que praticar exercícios físicos não previne o contágio do novo coronavírus, mas deixa o organismo mais resistente e protegido contra outras doenças. Segundo uma pesquisa da Universidade de Bath, na Inglaterra, um estilo de vida mais ativo pode reduzir a ocorrência de doenças bacterianas e virais. O estudo também concluiu que a prática de exercícios, tanto em pessoas mais jovens quanto em idosos, está relacionada a uma maior quantidade de células T naive, responsáveis pela resposta rápida do nosso sistema imunológico a agentes estranhos.

Para contribuir com as pessoas que estão pensando em voltar os exercícios em ambientes fechados, separamos uma lista com 10 dicas para serem seguidas, de acordo com o empresário Leo Yamada, proprietário da Fit Sul. Confira:

– Use máscara: Ela é essencial para evitar o contágio do novo coronavírus. O uso é obrigatório. 

– Fique atento a temperatura: Todos devem ter a temperatura averiguada com o uso do termômetro eletrônico à distância. Aqueles com a temperatura superior a 37.8ºC não devem receber autorização para entrar na academia.

– Higieniza as mãos: Lave bem as mãos, até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.

– Tenha um kit de limpeza: Certifique-se se há kits de limpeza em pontos estratégicos das áreas de musculação e peso livre.

– Mantenha o distanciamento: Fique sempre a distância segura de 1,5 m entre as pessoas.

– Não use o celular, pois você irá tocar e passar por muitas superfícies e ainda tocar no celular é dar brecha para o vírus.

– Use toalhas: O uso de toalhas individuais é obrigatório no treino.

– Prenda os cabelos: Pessoas com cabelos compridos devem estar sempre com eles amarrados.

– Não use bebedouros: Leve sua garrafa com água.

– Não ultrapasse o tempo: O tempo de permanência de cada pessoa na academia é, no máximo, de 60 minutos.

Referência mundial

A rede de academias Smart Fit, referência no mercado nacional, retomou as atividades com rigorosas normas de segurança e, visando preservar a saúde de clientes e colaboradores, está seguindo o manual desenvolvido pela ACAD (Associação Brasileira de Academias) além de normas e procedimentos de segurança sugeridos pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde. As sugestões de segurança deste manual também se baseiam em medidas e experiências de países asiáticos, como China, Hong Kong e Singapura, e outros da União Europeia, localizados em regiões onde o pico da pandemia já passou e o processo de retomada das atividades de mais de 5 mil academias já está sendo realizado com extrema segurança.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

AGENDAR EXAMES

Escolha como você gostaria de agendar: